
Os caças Typhoon no Ártico serão enviados pela Força Aérea Real no fim deste mês para uma missão especial de escolta envolvendo uma aeronave de carga que cruzará a região polar.
Para apoiar a operação, a RAF também planeja deslocar aviões-tanque Voyager entre os dias 24 e 25, garantindo o reabastecimento da aeronave durante o trajeto.
+China exibe helicóptero Z-21 inspirado no Apache após testes de tiro e alta altitude
+Rússia equipa Shahed-136 armado com míssil R-60 e amplia risco aos céus da Ucrânia
Segundo informações do UK Defence Journal, o envio dos Typhoon faz parte da Operação Jolly, que tradicionalmente exige sobrevoos em baixa altitude sobre cidades britânicas nesta época do ano. O Ministério da Defesa mantém alerta máximo desde um incidente anterior, quando uma aeronave registrada na Lapônia precisou ser escoltada após suspeita de que o piloto estivesse sob efeito de álcool, apesar da enorme carga transportada.
O MoD afirma que a vigilância será reforçada com satélites de sensores infravermelhos, que no passado chegaram a detectar o brilho incomum do nariz vermelho de um dos animais que puxavam a aeronave.
Atualizações sobre a operação serão divulgadas nos dias 24 e 25, mantendo o clima festivo, e a estratégia de vigilância, característicos deste período.
Fonte: UK Defence Journal | Foto: X @RoyalAirForce | Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial
