Reino Unido prepara operação com Typhoon no Ártico em missão sigilosa

Reino Unido prepara operação com Typhoon no Ártico em missão sigilosa
Reino Unido prepara operação com Typhoon no Ártico em missão sigilosa (X @RoyalAirForce)

Os caças Typhoon no Ártico serão enviados pela Força Aérea Real no fim deste mês para uma missão especial de escolta envolvendo uma aeronave de carga que cruzará a região polar.

Para apoiar a operação, a RAF também planeja deslocar aviões-tanque Voyager entre os dias 24 e 25, garantindo o reabastecimento da aeronave durante o trajeto.

+China exibe helicóptero Z-21 inspirado no Apache após testes de tiro e alta altitude
+Rússia equipa Shahed-136 armado com míssil R-60 e amplia risco aos céus da Ucrânia

Segundo informações do UK Defence Journal, o envio dos Typhoon faz parte da Operação Jolly, que tradicionalmente exige sobrevoos em baixa altitude sobre cidades britânicas nesta época do ano. O Ministério da Defesa mantém alerta máximo desde um incidente anterior, quando uma aeronave registrada na Lapônia precisou ser escoltada após suspeita de que o piloto estivesse sob efeito de álcool, apesar da enorme carga transportada.

O MoD afirma que a vigilância será reforçada com satélites de sensores infravermelhos, que no passado chegaram a detectar o brilho incomum do nariz vermelho de um dos animais que puxavam a aeronave.

Atualizações sobre a operação serão divulgadas nos dias 24 e 25, mantendo o clima festivo, e a estratégia de vigilância, característicos deste período.

Fonte: UK Defence Journal | Foto: X @RoyalAirForce | Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial

Back to top